Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto de 2024, em entrevista concedida aos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra da Rede Mais Rádios e rádio Pop FM 89,3 de João Pessoa. O presidente afirmou que ela deverá tomar posse em novembro de 2024.
“Eu sigo o critério do mais votado, a não ser que a pessoa que ganhou tenha cometido um crime, um delito. Eu sempre vou indicar o primeiro da lista. A professora Terezinha pode ter certeza de que será indicada.”
As professoras Terezinha e Mônica disputaram a consulta pública para eleição da reitoria na universidade pela chapa 1, “UFPB: Inovação com inclusão” e receberam 67,95% dos votos. Em 2020, também forma eleitas pela comunidade acadêmica, porém a época, o então presidente Jair Bolsonaro optou pelo terceiro colocado na lista tríplice, Valdiney Gouveia.
A chapa encabeçada pelo atual reitor, “Avança UFPB”, tendo como vice Rita de Cassia Pereira, ficou em terceira colocação obtendo 6,67% dos votos como ocorreu em 2020. O segundo lugar ficou com a chapa “Conecta UFPB”, tendo como representantes os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, com 25,37% dos votos.
A lista tríplice foi encaminhada para o Ministério da Educação (MEC), e será homologada pelo presidente da república.